Como controlar o desempenho de sistemas de pisos e estacionamentos industriais?

Quais os problemas envolvidos?

ENG.DR. PAULO M F VIANA

Pisos e estacionamentos industriais são sistemas de elevada resistência, e são utilizados em ambientes submetidos a elevados carregamentos estáticos e dinâmicos. Eles geralmente são feito com placa de concreto e outros materiais que variam de acordo comas características da obra. Normalmente os pisos ou estacionamento, submetidos a elevados carregamentos e devem estar assentes sobre fundações robustas que apresentem bom desempenho em relação a capacidade de carga e a deformabilidade. Os principais problemas envolvidos devem-se a:1. Resistência da Fundação ao Colapso;2. Deformabilidade e Resistência do Aterro finalizado;3. Rigidez do aterro.1. O que é o colapso e como verificar a ocorrência? Solos colapsáveis são solos não saturados, submetidos a um determinado estado de tensão, que sofrem considerável redução de volume quando o teor de umidade é elevado. Obras de engenharia apoiadas sobre camadas de solo com este tipo de comportamento estão sujeitas às variações volumétricas e podem originar trincas ou fissuras comprometendo o estado limite de serviço da edificação.

O Colapso e a Capacidade de carga são diagnosticados com ensaios específicos.

Antes da execução do aterro e Após o aterro da fundação ser concluído pode-se fazer o ensaio de Prova de Carga em Placa – NBR6489 para verificar a resistência da fundação e do aterro garantindo, além de um controle adequado a liberação para o carregamento ser aplicado de modo adequado.

Em relação a rigidez do aterro? O aterro deve ser controlado de modo que ele apresente resistência, uniformidade e parâmetros de compactação adequados. Uma boa dica é seguir a Instrução de Trabalho para aterros do LTEC (geralmente enviada para o cliente antes da execução dos serviços)

Antes da execução dos aterros os parâmetros do solo devem ser obtidos no laboratório segundo a energia especificada para a OBRA. Para tanto, utilizam-se as normas NBR 7182 e para campo NBR7185 caso não sejam especificadas situações de compactação especiais.

O projetista deverá especificar a quantidade de ensaios em função das características do projeto.

Como o LTEC-CT faz?

O LTEC ainda recomenda que seja seguido criteriosamente o planejamento estipulado no PGQ de modo que os ensaios sejam rastreados e no final tenha-se o BOOK de conformidade da obra.

Para mais informações entre em contato:

Eng. Dr. Paulo M F Viana
CREA 66549/D
(62) 99619-7946
paulo@ltec.eng.br

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