Limite de Plasticidade – ABNT NBR 7180

O que é o Ensaio de Limite de Plasticidade?

ENG. DR. PAULO M F VIANA

A plasticidade de um solo é a propriedade que o mesmo apresenta de alterar a sua forma de modo irreversível quando submetido a uma tensão sem a ocorrência de fissuras.

Limite de Plasticidade:

A plasticidade de um solo é a propriedade que o mesmo apresenta de alterar a sua forma de modo irreversível quando submetido a uma tensão sem a ocorrência de fissuras. O teor de umidade, expresso em porcentagem, o qual o solo deixa de ser plástico, e se torna quebradiço, representando o limite entre os estados plástico e semi-sólido é definido como sendo o limite de plasticidade. A partir do ensaio de limite de plasticidade, este valor é obtido de forma empírica, sendo o teor de umidade em que fração de solo quando rolada, até adquirir uma forma cilíndrica em uma placa esmerilhada de vidro, vem a se fragmentar quando atinge o diâmetro de 3 mm com comprimento em torno de 100 mm. A ABNT NBR 7180 prescreve como se deve prover para a determinação do limite de plasticidade e como se calcula o índice de plasticidade (Ip) de solos. Limite de plasticidade como dito anteriormente é o teor de umidade (wp) de um solo argiloso que corresponde ao estado de consistência limite entre os estados plástico e semi sólido; sendo este último o estado àquele em que a amostra se torna quebradiça. Os equipamentos utilizados no ensaio de limite de plasticidade são: – Estufa elétrica capaz de manter a temperatura entre 60oC e 65oC e entre 105oC e 110oC, uniforme em todo seu interior;

– Espátula de lâmina flexível de aço inox, com aproximadamente 80 mm de comprimento e 20 mm de largura;
– Espátula trapezoidal com aproximadamente 120 mm de comprimento 60 mm de largura na extremidade;
– Gabarito de cilíndrico para comparação, com 3 mm de diâmetro e cerca de 100 mm de comprimento;
– Recipientes de vidro ou plástico para acondicionamento de amostras;
– Cápsulas de alumínio;
– Balança eletrônica, que permite pesar nominalmente até 200 g, com resolução de 0,01 g e sensibilidade compatível

Execução do Ensaio:

O ensaio deverá ser executado em amostra de material com diâmetro inferior a 0,42 mm (material passado na peneira ABNT No 40), preparado de acordo com a ABNT NBR 6457 e Capítulo 3. A amostra deverá ser saturada com água destilada e permanecer nesta condição, em repouso, por no mínimo 12 horas. Após o período de repouso colocar a amostra sobre a face esmerilhada da placa de vidro. Misturar continuamente a fim de formar uma pasta uniforme e de consistência plástica. O tempo de homogeneização deve estar compreendido entre 15 e 30 minutos, sendo o maior intervalo de tempo para o caso de solos mais argilosos. Utilizar água destilada, em pequenos incrementos, quando necessário umedecer a amostra. Tomar cerca de 10 gramas de amostra assim preparada e formar uma pequena esfera, que deve ser rolada sobre a placa de vidro com pressão suficiente da palma da mão para lhe dar forma cilíndrica, sem colar nos dedos. Se ao atingir 3 mm de diâmetro e comprimento da ordem de 100 mm (verificar através do gabarito de comparação), o cilindro se fragmentar, transferir imediatamente as partes do mesmo para uma cápsula de alumínio, para determinação do teor de umidade.

Resultado:

Considerar satisfatórios os valores de umidade obtidos quando, de pelo menos três, nenhum deles diferir da respectiva média de mais do que 5% desta média. O resultado final, média de pelo menos três valores de umidade considerados satisfatórios, deve ser expresso em porcentagem, aproximado para o inteiro mais próximo. Na impossibilidade de se obter o cilindro com 3 mm de diâmetro, considerar a amostra como não apresentando limite de plasticidade (NP).

Índice de Plasticidade:

O índice de plasticidade dos solos será obtido utilizando a equação abaixo, expresso em porcentagem. Quando não for possível determinar o limite de liquidez (WL), ou o limite de plasticidade (WP ), anotar o índice de plasticidade como NP (não plástico).
Ip = WL − WP
Onde:
Ip – Índice de plasticidade;
WL – Limite de Liquidez;
Wp – Limite de plasticidade.

Quando não for possível determinar o limite de liquidez (WL), ou o limite de plasticidade (Wp), anotar o índice de plasticidade como NP (não plástico).

COMO O LTEC FAZ?

O LTEC recomenda que todos os equipamentos sejam calibrados e o ensaio seja realizado em ambiente com temperatura controlada. O LTEC ainda recomenda que seja seguido criteriosamente o Procedimento Operacional do Ensaio.

Para mais informações entre em contato:

Eng. Dr. Paulo M F Viana
CREA 66549/D
(62) 99619-7946
paulo@ltec.eng.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir