Instrumentação em Obras – Inclinômetros – NBR 17189 / ASTM D6230

O que são os INCLINÔMETROS?

Inclinômetros  são equipamentos utilizados ​​para medir o movimento tridimensional abaixo da superfície do solo (DUNNICLIFF, 1988). Estes dispositivos, tem por objetivo medir movimentos do solo em encostas instáveis ​​(deslizamentos), movimento lateral em torno de escavações, taludes de barragens, etc. Além disso, podem ser utilizados para monitor a estabilidade de aterros, paredes de lama de solo-bentonita, o alinhamento e desvio de estacas cravadas ou furos perfurados e o recalque em aterros sobre solos moles (DUNNICLIFF, 1988).

Segundo a ASTM D6230 um inclinômetro é um sistema de monitoramento de deformações que utiliza um tubo com ranhuras internas alinhadas com a direção do movimento, instalado em solo, rocha ou estruturas geotécnicas. As medições são feitas com uma sonda ou sensores (IPI) conectados a um registrador de dados, que percorrem o tubo e medem a inclinação em duas direções ortogonais (X e Y) em relação ao eixo do revestimento (Z). As medições são convertidas em distâncias através de funções trigonométricas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto 1. RST Instruments Ltd. Digital MEMS Inclinometer System – Inclinômetro utilizado pelo LTEC com capacidade de até 100m.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 1. Perfil típico de leituras eixos X-X e Y-Y.

 

Foto 2. Modelos de tubos inclinômetros  Wolfer fabricantes.

Quando surgiram os primeiros estudos?

Coimbra (2019) relata em seu trabalho que os dispositivos de inclinometria surgiram na metade do século XIX, sendo estes desenvolvidos por impulsão das indústrias petrolífera e mineira, com o objetivo de medir desvios nas perfurações. Um dos primeiros dispositivos era constituído de uma garrafa com ácido fluorídrico, sendo este desenvolvido por G. Nolten, o qual deu origem ao dispositivo de McFarlane, o primeiro instrumento elétrico. O qual se baseava, em medir a variação da resistência elétrica em fios condutores imersos em mercúrio, sendo essa técnica usada em modernos acelerômetros de nível eletrolítico. Stanley DeWolf Wilson desenvolveu em 1954 o que ficou conhecido por inclinômetro moderno.  

Como são executados?

A extremidade inferior do tubo deve ser ancorada em uma região indeslocável do maciço (preferencialmente na fundação). Conforme visto acima os tubos devem ser projetados com ranhura de modo que permitam o deslocamento de um torpedo dotado de um sensor que consiga obter a inclinação de cada segmento da tubulação a medida que a tubulação de movimenta. Estas inclinações devem ser convertidas em deslocamentos horizontais e comparados com as leituras feitas durante a instalação do instrumento (deslocamentos nulos). E importante utilizar uma conveção de sinais para determinar o sentido dos deslocamentos.

Foto 3. Execução “In Situ”

Precisando de Ensaios Geotécnicos ?

O LTEC pode te ajudar, somos especialistas em segurança patrimonial!
Solicite um orçamento através do e-mail: comercial@ltec.eng.br ou pelo telefone (62) 99950-7192
R. Todica, Q Area, n. 444 CH 135 – Sitio De Recreio Ipe, Goiânia – GO, 74681-460

Mais SEGURANÇA para a sua obra!

Contrate o LTEC e conheça o nosso diferencial para atender às demandas de ensaios em solos, concreto e asfalto, sondagens SPT e rotativa, ensaios de campo e monitoramento de obras geotécnicas, Ensaios em Fundações e Laboratórios em Campo. Somos arraigados em nossos valores: RESPEITO, COMPROMISSO, CONFIANÇA, INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL e EQUILÍBRIO FAMILIAR E SOCIAL. Tudo para garantir a segurança patrimonial dos nossos clientes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir