Instrumentação em Barragens – Piezômetros – NBR 17189

O que são os Piezômetros?

Existem pelo menos quatro tipos de piezômetros: Piezômetro tubo aberto ou standpipe, Piezômetro Casagrande Modificado, Piezômetro Elétrico, Piezômetro Pneumático. As características básicas de cada um são:

Piezômetro tubo aberto ou standpipe – E composto por tubos usualmente dentro de furos de sondagem previamente excutados. Na sua extremidade é instalada uma célula piezométrica, geralmnte de 1m de comprimento que funcionará como filtro podendo obter a medição da subpressão. Acima da célula (bulbo) é executada um selo de argila impermeável com bentonita. A leitura é efetuada com um medidor de nível dágua. Quando o Nivel dágua superar a cota do tubo deve-se utilizar um manômetro para realizar a leitura.

Piezômetro Casagrande Modificado – E semelhante ao de tubo aberto, entretanto, o filtro do bulbo é constiuido por dois tubos concêntricos, sendo o espaço entre eles preenchido com areia limpa e granulometria adequada, não sendo necessário, neste caso envolver o bulbo do Piezômetro com uma manta geotêxtil ou tela;

Piezômetro Elétrico – Este equipamento é composto por um diafragma que se deforma devido a pressão exercida pela água. Esta deformação modifica o valor de uma resistencia elétrica ou modifica uma corrente elétrica dentro de um circuito. A medição da variação da resistência ou da corrente é associada via calibração a pressão da água.  Este Piezômetro também pode ser instalado em um furo de sondagem previamente executado ou inseridos em aterros. O Piezômetro Elétrico pode ainda ser o de corda vibrante. Nest caso, A medição da pressão da água occore pela medição da variação da corrente alternada induzida pela vibração de uma membrana acoplada a um cabo de aço tensionado que se deforma pela ação da pressão da água.

Piezômetro Pneumático – Este é composto por um diafragma que se deforma pela ação da pressão da água, ao percolar por uma pedra porosa, fechando duas tubulações que se interligam a célula piezométrica, onde se localiza o diafragma até o painel de leitura. A leitura da poropressão é feita pela injeão de gás (geralmente nitrogênio) por uma das tubulações, em uma das extremidades, do painel de leitura, até que seja possível movimentar o diafragma o suficiente para permitir o retorno do gás injetado pela outra tubulação. A pressão necessária para o retorno do gás é o mesmo da poropressão medida.

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto 1. Instalação de Piezômetro tipo Standpipe.

Porque é importante mediar as Subpressões e Poropressões? Quais são os Objetivos?

As Subpressões e  Poropressão atuantes no corpo do barramento e na fundação com foco na segurança da barragem e na segurança patrimonial tem como principais objetivos:

  1. Avaliar a eficiência dos dispositivos de drenagem do barramento (filtros, tapetes, etc)
  2. Avaliar a eficiência dos dispositivos de drenagem da fundação de estruturas de concreto associadas a barragem  (dreno de alívio, cortinas de drenagem, etc)
  3. Estimar o desempenho dos dispositivos de vedação de uma barragem (trincheira de vedação, cortinas de injeção, nucleo e tapetes impermeáveis);
  4. Qunatificar os gradientes hidráulicos existentes e stimar as redes de fluxo que passam pelo barramento e as tensões efetivas existentes;
  5. Permitir o cálculo da estabilidade e de deformações dos maciços de uma barragem de aterro ou de concreto e de estruturas associadas;
  6. Permitir por meio de análise de percolação, a calibração dos coeficientes de permeabilidade “in situ” dos materiais da barragem e da fundação a partir das leituras dos Piexômetros e dos MNAs.

Figura 1. Projeto de um Piezômetro tipo Standpipe

 

Precisando de Ensaios Geotécnicos ?

O LTEC pode te ajudar, somos especialistas em segurança patrimonial!
Solicite um orçamento através do e-mail: comercial@ltec.eng.br ou pelo telefone (62) 99950-7192
R. Todica, Q Area, n. 444 CH 135 – Sitio De Recreio Ipe, Goiânia – GO, 74681-460

Mais SEGURANÇA para a sua obra!

Contrate o LTEC e conheça o nosso diferencial para atender às demandas de ensaios em solos, concreto e asfalto, sondagens SPT e rotativa, ensaios de campo e monitoramento de obras geotécnicas, Ensaios em Fundações e Laboratórios em Campo. Somos arraigados em nossos valores: RESPEITO, COMPROMISSO, CONFIANÇA, INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL e EQUILÍBRIO FAMILIAR E SOCIAL. Tudo para garantir a segurança patrimonial dos nossos clientes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir