Ensaio Triaxial do tipo CD – Adensado e Drenado – ASTM D7181

O Ensaio Triaxial do tipo CD (adensado e drenado) é realizado a partir da moldagem de corpos de prova cilíndricos em amostras que podem ser indeformadas (moldadas) ou deformadas (compactadas). O ensaio triaxial CD, também conhecido como ensaio lento, permite avaliar a resistência efetiva do solo onde as pressões neutras são dissipadas.

Corpo de prova em processo de inserção da membrana de borracha no Ensaio Triaxial CD.
Foto 1. Corpo de prova em processo de inserção da membrana de borracha.

No ensaio, a amostra é colocada em uma câmara de ensaio e envolvida por uma membrana de borracha. Após o preenchimento da câmara com água, a saturação do corpo de prova é realizada em duas etapas, a percolação (expulsão da água dos vazios) e a contrapressão onde uma tensão confinante é aplicada externa ao corpo de prova e uma tensão de contrapressão no interior do corpo de prova (ruptura das bolhas de ar), até que o Parâmetro B atinja o valor de cerca de 95%, definindo a condição de saturação.

Na segunda etapa, o adensamento, é realizado ao aplicar uma tensão confinante, permitindo a consolidação do corpo de prova para dissipar a poro pressão. Nesta fase as válvulas de drenagem são totalmente abertas.

Após a dissipação, a terceira etapa, de cisalhamento (ruptura), é iniciada com as válvulas de drenagem abertas. Uma tensão axial é aplicada até a ruptura do corpo de prova, sendo a velocidade do ensaio definida em função das deformações para evitar a geração de poropressão. Durante a fase de cisalhamento, a tensão desviadora e a variação de volume da amostra são medidas em função da deformação específica.

Com os dados obtidos, traça-se a curva tensão versus deformação, as envoltórias de resistência conforme o critério de Mohr-Coulomb e as trajetórias de tensões totais (que são iguais as efetivas) (Figura 1). O Ensaio Triaxial CD é recomendado para projetos ou obras que permitam, em termos de prazo, aguardar a estabilidade do maciço, especialmente em solos argilosos ou quando há predomínio de solos arenosos na composição.

Figura 1. Resultados típicos do Ensaio Triaxial CD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse artigo foi escrito por:

Foto de Paulo Viana

Paulo Viana

Engenheiro Civil • UFV (1995); Doutorado em Geotecnia EESC/USP (2003) Pós-Doutorado em Geotecnia • UNB (2008) Professor na UNUCET/UEG desde 2004 Experiência de 26 anos em laboratório e consultoria de projetos geotécnicos.

Precisando de Ensaios Geotécnicos?

O LTEC pode te ajudar, somos especialistas em
segurança patrimonial!

Mais segurança para a sua obra!

Contrate o LTEC e conheça o nosso diferencial para atender às demandas de ensaios em solos, concreto e asfalto, sondagens SPT e rotativa, ensaios de campo e monitoramento de obras geotécnicas, ensaios em fundações e laboratórios em campo.

Somos arraigados em nossos valores: RESPEITO, COMPROMISSO, CONFIANÇA, INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL e EQUILÍBRIO FAMILIAR E SOCIAL. Tudo para garantir a segurança patrimonial dos nossos clientes.

Veja Também: