Ensaios em asfalto
Garantir a qualidade e durabilidade das camadas asfálticas através da monitorização rigorosa de parâmetros como temperatura, granulometria dos agregados e adesividade. Para o pré-misturado a quente, o foco está na temperatura dos agregados e do cimento asfáltico, enquanto o pré-misturado a frio prioriza a trabalhabilidade à temperatura ambiente e a adesividade dos materiais.
Garantir a eficácia dos revestimentos asfálticos, proporcionando camadas de rolamento de pequena espessura, mas altamente resistentes ao desgaste e impermeáveis.
Garantir a durabilidade e segurança das superfícies asfálticas, proporcionando uma camada protetora que impermeabiliza e prolonga a vida útil dos pavimentos.
Avaliar as propriedades mecânicas e volumétricas das misturas asfálticas, determinando parâmetros como resistência, estabilidade e durabilidade.
Classificar os agregados em diferentes frações, determinando suas proporções relativas ao peso total, o que é essencial para otimizar a composição das misturas asfálticas.
Determinar a porcentagem de cimento asfáltico de petróleo (CAP) em misturas asfálticas, o que é crucial para avaliar a composição, o desempenho dos pavimentos.
Determinar a densidade máxima teórica e a massa específica máxima teórica de misturas asfálticas, o que é essencial para avaliar a compatibilidade entre o concreto executado e o traço projetado.
Encontrar a capacidade de ligação entre o ligante asfáltico e os agregados, o que é essencial para otimizar a estabilidade e durabilidade dos pavimentos.
Quantificar a relação entre a massa e o volume de corpos de prova compactados, permitindo o cálculo de vazios e absorção de água.
Determinar o teor ótimo de ligante asfáltico em misturas betuminosas, avaliando parâmetros como estabilidade (resistência à carga) e fluência (deformação plástica) por meio da compactação de corpos de prova cilíndricos.
Ensaios em ligantes
Avaliar a temperatura em que o material perde sua resistência estrutural, tornando-se maleável sob condições controladas.
Medir a profundidade que uma agulha padronizada penetra em uma amostra de material betuminoso, avaliando sua consistência e propriedades físicas.
Estimar a consistência de emulsões asfálticas, avaliando sua fluidez e capacidade de escoamento em diferentes condições de temperatura.
Medir a capacidade de retorno de materiais betuminosos após deformação, avaliando sua resistência à fadiga e adaptação a cargas dinâmicas, quantificando a habilidade do ligante em recuperar sua forma original após esforços mecânicos.
Quantificar a porcentagem de material sólido remanescente após a evaporação da água, avaliando a concentração de ligante asfáltico.
Avaliar a estabilidade e separação das fases em emulsões asfálticas, garantindo que elas mantenham suas propriedades durante o armazenamento e aplicação.
Identificar a natureza da carga elétrica das partículas em emulsões asfálticas, geralmente positiva, o que é crucial para garantir a estabilidade e a desemulsibilidade adequada do material.
Identificar a temperatura na qual uma amostra de material asfáltico começa a liberar vapores inflamáveis, avaliando o risco de ignição e segurança em condições de armazenamento e manipulação.
Avaliar a capacidade dos materiais betuminosos de suportar deformações significativas sem ruptura, medindo a distância que uma amostra se alonga antes de se romper.
Quantificar a porcentagem de ligante asfáltico presente em misturas asfálticas, utilizando métodos como Soxhlet, Rotarex e refluxo duplo, sendo essencial para garantir a qualidade e desempenho dos pavimentos, pois o teor de betume influencia diretamente na adesividade e durabilidade das estruturas rodoviárias.