Ensaios em asfalto e ligantes

Ensaios em asfalto

Controle de pavimentos Pré Misturado a Quente e a Frio
Controle de Tratamentos Superficial Simples, Duplo e Tripo
Controle de Pavimentos com Micro revestimento
Ensaios em CBUQ NBR 6560 / 12949 / 12948
Granulometria ME 083
Extração de betume ASTM D2172 / ME 053
Rice Test ASTM D 2041
Adesividade ME 079
Densidade aparente da mistura NBR 15573
Dosagem / Compactação / Estabilidade – Marshall NBR 15785 / ME 043 / ME 107

Garantir a qualidade e durabilidade das camadas asfálticas através da monitorização rigorosa de parâmetros como temperatura, granulometria dos agregados e adesividade. Para o pré-misturado a quente, o foco está na temperatura dos agregados e do cimento asfáltico, enquanto o pré-misturado a frio prioriza a trabalhabilidade à temperatura ambiente e a adesividade dos materiais.

Garantir a eficácia dos revestimentos asfálticos, proporcionando camadas de rolamento de pequena espessura, mas altamente resistentes ao desgaste e impermeáveis.

Garantir a durabilidade e segurança das superfícies asfálticas, proporcionando uma camada protetora que impermeabiliza e prolonga a vida útil dos pavimentos.

Avaliar as propriedades mecânicas e volumétricas das misturas asfálticas, determinando parâmetros como resistência, estabilidade e durabilidade.

Classificar os agregados em diferentes frações, determinando suas proporções relativas ao peso total, o que é essencial para otimizar a composição das misturas asfálticas.

Determinar a porcentagem de cimento asfáltico de petróleo (CAP) em misturas asfálticas, o que é crucial para avaliar a composição, o desempenho dos pavimentos.

Determinar a densidade máxima teórica e a massa específica máxima teórica de misturas asfálticas, o que é essencial para avaliar a compatibilidade entre o concreto executado e o traço projetado.

Encontrar a capacidade de ligação entre o ligante asfáltico e os agregados, o que é essencial para otimizar a estabilidade e durabilidade dos pavimentos.

Quantificar a relação entre a massa e o volume de corpos de prova compactados, permitindo o cálculo de vazios e absorção de água.

Determinar o teor ótimo de ligante asfáltico em misturas betuminosas, avaliando parâmetros como estabilidade (resistência à carga) e fluência (deformação plástica) por meio da compactação de corpos de prova cilíndricos.

Ensaios em ligantes

Ponto de amalecimento NBR 6560
Índice Penetração NBR 6576
Viscosidade Saybolt-furol NBR 14491
Recuperação elástica NBR 15086
Resíduo NBR 14896
Sedimentação NBR 6570
Carga patícula NBR 6567
Ponto de fulgor NBR 11341
Ductabilidade ME 163
Teor de betume NBR 16208

Avaliar a temperatura em que o material perde sua resistência estrutural, tornando-se maleável sob condições controladas.

Medir a profundidade que uma agulha padronizada penetra em uma amostra de material betuminoso, avaliando sua consistência e propriedades físicas.

Estimar a consistência de emulsões asfálticas, avaliando sua fluidez e capacidade de escoamento em diferentes condições de temperatura.

Medir a capacidade de retorno de materiais betuminosos após deformação, avaliando sua resistência à fadiga e adaptação a cargas dinâmicas, quantificando a habilidade do ligante em recuperar sua forma original após esforços mecânicos.

Quantificar a porcentagem de material sólido remanescente após a evaporação da água, avaliando a concentração de ligante asfáltico.

Avaliar a estabilidade e separação das fases em emulsões asfálticas, garantindo que elas mantenham suas propriedades durante o armazenamento e aplicação.

Identificar a natureza da carga elétrica das partículas em emulsões asfálticas, geralmente positiva, o que é crucial para garantir a estabilidade e a desemulsibilidade adequada do material.

Identificar a temperatura na qual uma amostra de material asfáltico começa a liberar vapores inflamáveis, avaliando o risco de ignição e segurança em condições de armazenamento e manipulação.

Avaliar a capacidade dos materiais betuminosos de suportar deformações significativas sem ruptura, medindo a distância que uma amostra se alonga antes de se romper.

Quantificar a porcentagem de ligante asfáltico presente em misturas asfálticas, utilizando métodos como Soxhlet, Rotarex e refluxo duplo, sendo essencial para garantir a qualidade e desempenho dos pavimentos, pois o teor de betume influencia diretamente na adesividade e durabilidade das estruturas rodoviárias.