O Ensaio Triaxial do tipo UU não adensado e não drenado é realizado a partir da moldagem de corpos de prova cilíndrico em amostras indeformadas (moldadas). O ensaio também é conhecido com Q – Quickly e é frequentemente utilizado para determinar a resistência ao cisalhamento de solos argilosos moles. O caso típico de aterro sobre solos moles e cortes provisórios.


O ensaio consiste em colocar a amostra em câmara de ensaio envolta por uma membrana de borracha. Após preenchimento da câmara com água procede se o confinamento do corpo de prova. Com se trata de um ensaio que retrata as condições da amostra em campo pode não ser realizada a saturação do corpo de prova. A fase de adensamento não é realizada.
Após aplicação da tensão de confinamento (sem o adensamento) dá-se inicio a fase de cisalhamento com a válvula de drenagem fechada. Nesta fase aplica-se um carregamento axial até a ruptura do corpo de prova. A velocidade do ensaio é rápida definida em função da deformação amostra permitindo que se gere poropressão. Durante a fase de cisalhamento é medida a tensão desviadora e a poropressão em função da deformação especifica.
A partir dos dados obtidos é possível traçar a curva tensão x deformação, as envoltórias de resistência conforme o critério de Mohr-Coulomb e a trajetória de tensões totais e efetivas. Em caso de solo mole se obtêm a resistência não drenada (Su).
