Investigação e ensaios mínimos em barragens de terra compactadas

Investigação e ensaios mínimos em barragens de terra compactadas homogêneas de altura até 15m

(Os parâmetros de resistência, permeabilidade e deformabilidade do solo, em condições drenadas e não drenadas, são fundamentais para definir um modelo Geológico-Geotécnico representativo). A definição do modelo Geológico-Geotécnico é de responsabilidade do projetista da barragem. Esta sugestão de caracter orientativo não deve ser limitada aos quantitativos descritos em função da complexidade e variabiliade de cada sistema.

Quais investigações devo fazer?

Para definir corretamente um modelo geológico-geotécnico é muito importante realizar ensaios de campo e laboratório considerando no mínimo três tipos de análises:

1. Estabilidade dos Taludes;
2. Resistêcnia & Deformabilidade da Fundação;
3. Análise de fluxo do maciço.

Em relação ao Projeto Geotécnico o LTEC sugere as recomendações da NBR 8044 e nesta Instrução Técnica convenciona o mínimo de ensaios necessários. Entretanto
cabe ao projetista responsável utilizar ou alterar as indicações aqui apresentadas.

Estabilidade dos Taludes

A coleta de amostras deformadas e indeformadas deverão seguir os procedimentos normativos estabelecidos na NBR 9604 e sugestão da NBR 11682 – ANEXO D. Deverão ser
coletados no mínimo 4 Blocos Indeformados e 4 Amostras Deformadas.

Caracterização dos solos:

Deverão ser realizados ensaios de Granulometria Conjunta, Limites, Massa Específica dos Sólidos, Massa específica Natural, Massa específica seca máxima e teor de umidade ótimo conforme normas de referência (utilizando as amostras deformadas) Parâmetros de Resistência: Deverão ser realizados ensaios de Cisalhamento Direto ou Triaxial para obtenção dos parâmetros de resistência do solo nas amostras indeformadas (Barragens já construídas) ou deformadas (Barragens em fase de projeto)

Investigação de campo:

Deverá ser realizada considerando o Ensaio SPT – NBR 6484 ou ensaios de investigação complementares seguindo sugestão da NBR 8036.

1 Sondagem a cada 100 m com no mínimo
3 sondagens (item 4.1.1.3 NBR 8036)
preferencialmente alinhadas.

Resistência e Deformabilidade da Fundação

Ensaios especiais:
Deverão ser previstos no mínimo 3 ensaios oedométricos na amostra retirada em estatigrafia representativa na fundação.

Análise de Fluxo do Maciço

Permeabilidade:
Deverão ser realizadas pelo menos 4 ensaios de permeabilidade nas amostras indeformadas (Barragens já construídas) ou deformadas (Barragens em fase de projeto) tanto para o maciço quanto para a fundação.

Observação:

A coleta das amostras deverão seguir critérios rigorosos de modo a não alterar a estrutura da amostra e permitir que ela seja devidamente acondicionada e transportada.

A figura abaixo apresenta um coleta típica de amostra deformada realizada pela equipe do LTEC.

A figura abaixo apresenta um coleta típica de amostra indeformada realizada pela equipe do LTEC com dupla cobertura de entretela e parafina.

COMO O LTEC FAZ?

O LTEC recomenda que seja utilizado esta Instrução Técnica – IT como referência básica mínima, não se limitando a este documento e o Plano de Gestão da Qualidade de Investigação
– PGQ para definir um Modelo GeológicoGeotécnico adequado. Além disso, O LTEC sugere que seja previsto a instalação de pelo menos 2 Medidores de Nível dágua e 2 Marcos de recalque superficial na crista da barragem.

Para mais informações entre em contato:

Eng. Dr. Paulo M F Viana
CREA 66549/D
(62) 99619-7946
paulo@ltec.eng.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir