Ensaio de Cisalhamento Direto – ASTM D 3080

O que é o Ensaio de Cisalhamento Direto?

Ensaio que tem como objetivo determinar a resistência ao cisalhamento, a rigidez e a capacidade de deformação do solo sob esforços cisalhanetes.

EQUIPAMENTOS E DOCUMENTOS UTILIZADOS:

• Molde seção quadrada
• Caixa bipartida dotada de placas dentadas e perfuradas, pedras porosas de topo e base e quepe para transmissão de carga
• Prensa equipada com motor e sistema de transmissão de carga
• Extensômetros mecânicos
• Célula de carga elétrica
• Papel filme e alumínio
• Computador

MÉTODO DE ENSAIO:

O ENSAIO consiste em 3 etapas. 1. Preparação da amostra (pode ser moldada ou compactada) usualmente de 5 x 5 mm até 10 x 10mm, 2. Fase de adensamento. Nesta fase é aplicado o carregamento confinante vertical sob o plano horizontal do corpo de prova e registra-se a deformação vertical. Usualmente este carregamento pode variar entre o estado de confinamento inicial da amostra até o carregamento de vida últil. Este carregamento deverá ser aplicado durante um período de 24 horas no mínimo (tanto em condições naturais quanto drenadas) e finalmanete a etapa 3. Cisalhamento. Nesta fase,  aplica-se, sob velocidade constante, uma tensão cisalhante no corpo de prova e registra-se a deformação horizontal e vertical. A ASTM D 3080 apresenta todos os detalhes específicos dos procedimentos de ensaio.

RESULTADOS:

Inicialmente pode-se obter dois resultados típicos. a relação Deslocamento x Tempo para cada tensão confinante aplicada e o grafico Tensão x Deformação para cada tensão cisalhante aplicada. Os gráficos abaixo ilustram estes resultados

 

 

Com estes resultados pode-se obter as envoltórias de tensões e obter o intercepto coesivo do solo (c´) e o ângulo de atrito para uma determinada deformação. O Gráfico abaixo ilustra o resultado para as tensões cisalhantes para diferentes deformações.

 

Para saber mais sobre este ensaio nos procure

LTEC

Prof. Dr. Paulo Márcio Fernandes Viana

paulo@ltec.eng.br

(62) 99619-7946

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir