Como escolher um laboratório de ensaios de Engenharia Civil?

Nunca escolha um laboratório pelo menor preço dos seus serviços!

A escolha de um laboratório deve ser prioritariamente feita mediante análise dos requisitos de estrutura para o laboratório, conforme estabelecido na norma NBR ISO/IEC 17025, incluem:

  1. Entidade Legal: O laboratório deve ser uma entidade legal ou uma parte definida de uma entidade legal, que seja legalmente responsável por suas atividades de laboratório.
  2. Gerência: O laboratório deve identificar a gerência que tem responsabilidade geral pelo laboratório.
  3. Definição de Atividades: O laboratório deve definir e documentar o conjunto de atividades para as quais está em conformidade com a norma, e somente declarar conformidade para essas atividades.
  4. Atividades em Diferentes Locais: As atividades de laboratório devem ser realizadas de modo a atender aos requisitos da norma, dos clientes e das autoridades regulamentadoras, incluindo atividades em instalações permanentes e temporárias.
  5. Estrutura Organizacional: O laboratório deve definir a estrutura organizacional e gerencial, especificando responsabilidades e inter-relações do pessoal que gerencia, realiza ou verifica trabalhos que afetam os resultados.
  6. Documentação de Procedimentos: Os procedimentos devem ser documentados na extensão necessária para assegurar a aplicação consistente das atividades de laboratório e a validade dos resultados.

Esses requisitos garantem que o laboratório opere de maneira eficaz e que os resultados obtidos sejam válidos e confiáveis.

Além disso… é importante verificar se o Laboratório possui:

Acreditação: Verifique se o laboratório é acreditado por um organismo reconhecido, como o INMETRO, que garante que o laboratório atende a padrões de qualidade e competência.

 

  1. Experiência e Competência: Avalie a experiência do laboratório na realização de testes ou calibrações específicas que você necessita. O pessoal deve ser qualificado e ter a competência necessária para realizar as atividades.
  2. Rastreabilidade Metrológica: O laboratório deve garantir a rastreabilidade dos resultados de medição ao Sistema Internacional de Unidades (SI).
  3. Condições Ambientais: As instalações do laboratório devem ser adequadas e não devem afetar adversamente a validade dos resultados.
  4. Documentação e Procedimentos: O laboratório deve ter procedimentos documentados que assegurem a qualidade e a validade dos resultados.
  5. Transparência e Comunicação: O laboratório deve ser transparente sobre seus métodos, procedimentos e resultados, e deve manter uma boa comunicação com os clientes.

Para mais informações sobre laboratórios e suas competências, você pode consultar a norma NBR ISO/IEC 17025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir